3 alimentos para quem tem câncer e que devem estar na sua dieta

3alimentosparaquemtemcancerequedevemestarnasuadieta

Como diz o ditado, “somos aquilo que comemos”. Se essa máxima já é importante para pessoas saudáveis, em um contexto oncológico ela é primordial. Cuidar da alimentação pode ser um diferencial para o combate à doença, ajudando seu corpo a combatê-la. Por isso, nada melhor do que conhecer os 3 alimentos para quem tem câncer.

Nesse artigo, daremos mais informações sobre esses alimentos. Falaremos dos micronutrientes que eles possuem e porque são fundamentais na dieta de quem tem câncer. Por fim, daremos algumas dicas práticas de como implementá-los no seu cotidiano. Já deu água na boca? Continue conosco!

Sugestões de alimentos para quem tem câncer

1. Azeite de oliva

O azeite de oliva fica bem com a maioria dos alimentos. Desde o uso no preparo de arroz até o incremento de carnes e saladas, ele é um ingrediente coringa na cozinha. Sua versatilidade é um dos diferenciais que o tornam tão popular, sendo utilizado até para substituir o óleo de cozinha tradicional.

Mas porque ele é tão importante dentre os alimentos para quem tem câncer? A resposta é que o azeite de oliva é um óleo — ou seja, composto por ácidos graxos — mais saudável do que os demais. Embora sua estrutura seja semelhante à da gordura, ele aumenta os níveis de colesterol bom no corpo. Isso auxilia na circulação e no sistema imunológico, primordiais na resposta do organismo ao câncer.

2. Beterraba

A beterraba é uma planta popular na salada. Além de sua coloração exótica, ela também tem um sabor único que a diferencia dos demais ingredientes. No câncer, seu consumo constante pode trazer benefícios ao organismo que facilitam o tratamento; além de cozida nas refeições, ela também pode compor sucos naturais que ficam uma delícia!

A beterraba possui antocianina, uma substância que atua no corpo diminuindo a atividade de células cancerosas. Além disso, ela também atua na antioxidação, que atenua a agressão às células do próprio corpo. Por fim, a beterraba também é útil na produção de óxido nítrico, que atua “abrindo” nossos vasos e facilitando o fluxo de sangue.

3. Peixes do mar

Os peixes compõem uma das carnes mais nobres e saudáveis da culinária. E não pense que eles não auxiliam no tratamento do câncer: suas propriedades nutritivas podem auxiliar a equilibrar o organismo e fortalecer nossas defesas. Por isso, ele é indicado frequentemente para compor a dieta dos pacientes oncológicos.

Os peixes são ricos em ômega 3, um óleo semelhante — porém diferente — daquele que mencionamos no azeite. O consumo de peixes do mar também auxilia no aumento do colesterol bom, além de fornecer proteínas ao organismo. Essas últimas substâncias atenuam um efeito muito prejudicial do tratamento, a sarcopenia. Proteínas ajudam o corpo a manter os músculos em forma e combater as células neoplásicas.

Os cuidados com a alimentação para quem tem câncer compõem uma etapa importante do tratamento. Dicas para se adaptar ao novo cardápio são variar no modo de preparo e testar novas receitas. É possível ainda combinar os ingredientes que mencionamos e fazer receitas personalizadas para você. É mais uma oportunidade para se conhecer melhor.

Gostou de conhecer esses alimentos para quem tem câncer? Então compartilhe agora mesmo esse post em suas redes sociais! Essa é uma maneira de você auxiliar outras pessoas a se informarem melhor.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email