Aplicativo para monitorar a saúde: saiba já como acompanhar seus sintomas

aplicativo para monitorar a saúde

O processo de tratamento de câncer é uma jornada sobre superar desafios diariamente. Os sintomas, as preocupações e a ansiedade pela busca de informações sobre seu estado convivem com o paciente na volta para casa e na espera da próxima consulta.  Nesse sentido, os benefícios do acompanhamento remoto, que a tecnologia proporciona, é uma excelente forma de vencer estes desafios durante esta fase.

Com essa realidade em mente, você já se perguntou como um aplicativo gratuito para monitorar a saúde pode ajudar no combate ao câncer?

Para atingir a excelência e qualidade de um tratamento humanizado, é fundamental ter o paciente no centro da tomada de decisão clínica. Com isso, é importante que a equipe multiprofissional tenha acesso a realidade vivida pelo paciente diariamente em casa, e esse é o ponto que o aplicativo de monitoramento remoto atua. Continue conosco para saber mais! Vamos te explicar os benefícios dessa prática.

Vantagens em utilizar um aplicativo para monitorar a saúde

Otimização de suas anotações

Quando se passa a coletar diariamente dados sobre a sua saúde, pode ser que alguns deles fiquem perdidos. O uso de tabelas e formulários em papel sobrecarrega o paciente que, após algumas semanas, já se perde em tantos documentos. E lembre-se de que esses dados podem ser fundamentais para eficácia do tratamento.

Com o uso de um aplicativo para monitorar a saúde, isso não acontece mais. Os dados podem ser armazenados na nuvem, e mesmo que você troque ou perca seu celular, as informações continuam acessíveis. Diga adeus às pastas e cadernos!

Monitoramento dos efeitos adversos da terapia

São várias os tipos de tratamento que podem ser utilizados para o câncer, dentre elas estão a quimioterapia, a radioterapia, a cirurgia e a hormonioterapia, sendo uma prática muito utilizada nos últimos anos. Por se tratar de medicamentos e procedimentos, é normal que existam algumas dúvidas no processo, como por exemplo: quais são os efeitos colaterais da quimioterapia? A aplicação da radioterapia dói? Quais remédios interferem com a hormonioterapia?

Nesse contexto, um aplicativo proporciona para pacientes e cuidadores o diário de sintomas, onde é possível registrar e quantificar diariamente os efeitos colaterais sentidos, como por exemplo: náusea, dores no corpo, dificuldade de caminhar e febre. Dessa forma é possível compartilhar diariamente essa informação com a equipe multiprofissional responsável pelo paciente.

Agenda de consultas e exames

Contar com uma agenda de consultas e exames no celular facilita a organização dos compromissos com o Hospital ou com a Clínica. Dessa forma, é possível reduzir o índice de absenteísmo, que é a falta do paciente em consultas e exames já marcadas, o que prejudica o fluxo de trabalho dentro das Instituições de Saúde, porque elas gastam recursos que poderiam ser evitados e realocados para melhorar ainda mais o cuidado de seus pacientes.

Facilidade ao tomar medicamentos

O uso correto dos medicamentos para o câncer devem ser seguidos conforme prescrito pelo médico. Não atrasar ou adiantar doses facilita no equilíbrio das substâncias no seu corpo, otimizando os efeitos do tratamento. Para isso, é importante ter sempre um lembrete para evitar esquecer ou trocar alguma medicação.

Imagine que agora você pode ser lembrado de tomar sua medicação na hora certa pelo aplicativo, sendo que essa informação pode ser compartilhada com sua equipe médica, o que ajuda na gestão do seu cuidado, que é feita pelos profissionais da equipe que te acompanha.

Conexão com seus profissionais de saúde

Todos os dados que o paciente, ou o cuidador, registra no aplicativo pode ser compartilhado com a equipe multiprofissional responsável pelo tratamento do paciente. Tal acompanhamento remoto da evolução do paciente em casa ajuda na tomada de decisão clínica mais assertiva, porque os profissionais sabem com maior precisão como seus pacientes estão, o que diminui o esquecimento no relato durante a consulta.

Outro fator positivo dessa prática é o contato direto pelo chat dentro do aplicativo com o enfermeiro especializado em oncologia, que auxilia no tratamento tirando dúvidas, ajudando com o que for possível e trazendo humanização no atendimento do paciente.

Comprovação científica do monitoramento remoto

O mais incrível dessa prática, é que além desse serviço ser prestado de forma gratuita para o paciente no conforto de sua casa, existe comprovação científica desses benefícios. Pesquisadores norte-americanos comprovaram através da Medicina baseada em evidências (MBE) o aumento de 5 meses da sobrevida e o ganho de 26% na qualidade de vida de cada paciente, em um estudo com 766 pacientes que utilizaram tecnologia de monitoramento remoto. Tal estudo foi publicado na Sociedade Americana de Oncologia Clínica –  ASCO – em 2017.

Como você pode ver, são muitos os benefícios de um aplicativo para monitorar a saúde, não é mesmo? Porém cuidado com os aplicativos genéricos, porque como eles não conhecem com profundidade os desafios do combate ao câncer, podem ter soluções amplas para várias doenças, o que não auxilia na jornada de tratamento contra o câncer.

Por isso, confie nas pessoas que conhecem os desafios do tratamento e possuem o propósito de fazer com que pacientes de câncer ganhem qualidade de vida para viverem mais momentos felizes com suas famílias! Baixe o aplicativo wecancer agora mesmo!

Que tal conhecer melhor? Estamos ansiosos para saber mais sobre você e poder ser sua companheira na jornada contra o câncer!

Deixe seu comentário aqui! 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email