Saiba como um aplicativo de medicamentos para celular pode ajudar na sua doença

aplicativo de medicamentos para celular

Quando vamos a um médico com uma doença visamos, na maioria das vezes, nos livrar dela. É isso que ocorre com um resfriado ou uma constipação, que geralmente passam em apenas uma semana. Com afecções crônicas, como o câncer, o processo é um pouco diferente: lidar com a doença pode trazer mudanças importantes no dia a dia. Para suavizar um pouco o efeito dessas alterações, um aplicativo de medicamentos para celular pode ajudar.

Assistimos, nos últimos anos, a uma verdadeira revolução digital. Tecnologias que antes ocupavam salas, hoje cabem em nosso bolso, e estão mais acessíveis do que nunca. Podemos usar elas em nosso favor, mesmo em situações mais delicadas como no contexto de uma doença crônica.

Traremos neste post as principais vantagens do uso de aplicativo de medicamentos para celular. Devido à praticidade desses softwares, acreditamos que eles facilitem vários aspectos desse processo: desde o contato com a equipe médica até a organização pessoal, ele pode ser seu aliado no combate ao câncer. Vamos lá?

Gerenciamento de medicamentos

Num cenário de doença crônica, é comum o uso diário de diversos medicamentos. Em algumas terapias, é primordial que eles sejam tomados no horário definido pelo médico. Esquecer ou atrasar alguma dose pode gerar efeitos prejudiciais à sua recuperação.

Para gerenciar esses horários, o paciente pode utilizar um aplicativo de medicamentos para celular. Uma vez anotados todos os remédios a serem utilizados, o aplicativo liberará uma notificação em cada horário. A chance de esquecer ou trocar os medicamentos é muito menor — e, de quebra, o tratamento se torna mais eficaz.

Agenda de consultas

Em especial para o paciente com algum tipo de câncer, as visitas a hospitais e centros de saúde são frequentes. Desde consultas a oncologistas até sessões de quimioterapia, todos os horários devem ser anotados em uma agenda. A sobreposição de horários pode dificultar o tratamento e atrasar em alguns meses qualquer consulta.

Hoje, temos vários aplicativos que auxiliam nesse sentido. Os sistemas operacionais mais utilizados — iOS e Android — já vêm instalados com aplicativos de calendário. Utilizar mais de um software para esse fim, no entanto, pode confundir os compromissos: além de os aplicativos poderem ser incompatíveis, eles não sincronizam entre si e a agenda se torna mais fragmentada.

Existem diversas vantagens em utilizar um aplicativo de medicamentos para celular na agenda de consultas. Primeiro, você pode visualizar, em uma única plataforma, todos os dados relativos ao seu tratamento; em seguida, algumas operadoras de aplicativos permitem o gerenciamento de informações pelo oncologista. Desse modo, a equipe multiprofissional responsável pelo seu tratamento se inteira em tempo real de seu caso e pode administrar sua agenda de consultas.

Facilidade em tirar suas dúvidas

Inevitavelmente, o tratamento traz algumas dúvidas que podem escapar ao momento da consulta: como se deve armazenar um medicamento específico? Caso você esqueça de tomá-lo, qual precaução deve ser seguida? Há interação medicamentosa entre dois remédios? Nem todas as perguntas são sanadas durante a primeira consulta, e elas podem aparecer em horários inesperados.

Em uma estratégia terapêutica organizada em meios não virtuais, todas essas questões teriam que esperar algumas semanas para serem respondidas. Com o uso de um aplicativo de medicamentos para celular, no entanto, elas podem ser sanadas em tempo real: alguns softwares permitem a interação com enfermeiro, que tira suas dúvidas em poucos minutos. Além disso, o contato com sua equipe multiprofissional é facilitado pelo aplicativo, mesmo você estando no conforto da sua casa.

Marcação otimizada de consultas

Em algumas clínicas, marcar uma consulta pode ser trabalhoso. Dependendo da integração tecnológica da instituição, é necessário se adequar às suas normas de agendamento: ligar para a secretaria em horário comercial, ter em mãos os dados de cadastro e aguardar a confirmação. Nem sempre há tempo suficiente para realizar as marcações de consultas na data correta, além de que faltar o compromisso agendado no seu centro de tratamento leva ao aumento do absenteísmo, o que significa aumento do custo para a organização.

Utilizando aplicativos, esse processo se torna muito mais fácil e automatizado. Basta baixar, fazer o login com seu usuário e senha e registrar qual é o seu centro de tratamento. Dessa forma, caso eles utilizem a mesma plataforma, é possível que os profissionais responsáveis pela marcação gerenciem sua agenda em conjunto com você, e assim, em qualquer horário você pode cancelar seu compromisso com antecedência e se comunicar com sua equipe, o que contribui na gestão do cuidado clínico de outros pacientes.

Centralização de informações

Todos esses benefícios podem ser aglutinados em um único aplicativo de medicamentos para celular. Com uma página inicial que contém todas as informações que você necessita, um aplicativo específico pode ser a solução: nele, você consegue organizar seus medicamentos, entrar em contato diretamente com sua equipe médica, agendar suas consultas, esclarecer suas dúvidas com enfermeiro especializado e registrar todos os sintomas que está sentindo, além de fazer sua gratidão diária.

Caso o aplicativo permita uma gestão conjunta com seu profissional, é ainda melhor: algumas informações devem ser organizadas pela sua equipe médica, para que não haja nenhuma dúvida na sua aplicação. Doses de medicação, quimioterapia e horário de remédios são alguns exemplos de informações que devem ser ditadas pelo profissional. Quando ele consegue acesso pelo aplicativo às mesmas informações que você, a estratégia terapêutica fica muito mais eficiente.

Além disso, existem algumas funções que devem ser integradas. Marcação de procedimentos fora da oncologia, por exemplo, podem requerer a suspensão prévia de algum medicamento. Remédios para outras doenças podem interagir com os que você já toma anteriormente. Por isso, é importante manter todas as informações de seu tratamento em um único local, disponível à sua equipe de confiança.

Conheça a Wecancer

A Wecancer é uma plataforma que possui o aplicativo voltado especificamente para o paciente oncológico. Com ele, você pode ter acesso em uma só ferramenta a todas as informações de seu tratamento: medicamentos, consultas e procedimentos. Ele é a solução perfeita para lembrar você dos horários que você precisa cumprir e das doses dos seus remédios. Além da possibilidade de esclarecer suas dúvidas com enfermeiro especializado, mesmo estando no conforto de sua casa.

Nossa plataforma conta ainda com o solução da OncoMD, de acesso exclusivo da sua equipe médica. Com ela, seus profissionais podem administrar os medicamentos que você deve tomar e as suas consultas, bem como fazer a gestão do seu cuidado clínico de forma completa. É uma possibilidade única de ter contato direto com eles e manter um tratamento estreito e eficaz, mesmo estando no conforto do seu lar.

Sendo referência como um aplicativo de medicamentos para celular, a Wecancer foi feita com amor especialmente para você. E melhor: ele é gratuito e disponível em várias plataformas. Não perca tempo e facilite agora mesmo sua rotina de medicamentos. Entre em contato conosco!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email