fbpx

Blog

Saiba como ajudar uma pessoa com câncer de mama

Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Receber um diagnóstico de câncer de mama não é nada fácil. Ficar sabendo que uma parente ou amiga próxima tem a doença também é bastante difícil. Além de ser necessário administrar as emoções nesse momento, é importante saber como ajudar.

O câncer é uma doença capaz de debilitar muito uma pessoa. No caso específico do câncer de mama, pode impactar a qualidade de vida, a auto-estima e a motivação.  Pessoas próximas têm o importante papel de ajudar, mas é necessário saber como fazer isso.

Boas intenções nem sempre trazem bons resultados se mal planejadas. É preciso entender as necessidades da paciente e tomar diversos cuidados para contribuir positivamente para esse momento tão delicado.

Veja a seguir algumas formas de como ajudar uma pessoa com câncer de mama:

Escute

Muita vezes, nos preocupamos tanto em saber o que dizer que acabamos nos esquecendo de ouvir. Uma das formas de como ajudar consiste exatamente nisso: saber escutar o que ela tem a dizer.

Ter com quem conversar é muito valioso em qualquer fase da vida, especialmente ao lidar com um diagnóstico complicado como o de câncer. Faça um esforço para ouvir, entender o que está sendo dito e praticar empatia (ato de se colocar no lugar do outro) em relação a isso.

Não fale só sobre a doença

Não é porque essa pessoa próxima está com câncer de mama que este precisa ser o único assunto discutido entre vocês. Ela provavelmente já está sobrecarregada do tema ao conversar tanto com profissionais de saúde de seu centro de tratamento.

Reforce o laço de amizade ou familiar que vocês têm ao variar o assunto conversado. Resgate interesses em comum, preferencialmente que levem a paciente para longe do tema das doenças.

Tenha sensibilidade

O diagnóstico de uma doença grave pode colocar uma pessoa em posição de muita fragilidade. É essencial que quem interage com ela tenha sensibilidade ao tocar em qualquer assunto, especialmente o do câncer.

Sensibilidade significa enxergar a forma como determinados temas são conversados e, principalmente, detectar as respostas não-verbais dessa paciente às suas ações.

Busque saber mais sobre o diagnóstico

Entender aquilo pelo qual a paciente está passando também envolve aprender mais a respeito do diagnóstico. Procure pesquisar a respeito das particularidades da doença, já que essas informações podem ajudar muito a saber como ajudar uma pessoa com câncer de mama.

Estar por dentro desses detalhes também pode ser valioso para que você possa se prontificar a ajudar em situações específicas, como em determinado tipo de tratamento ou até mesmo em uma emergência.

Não se esqueça de você

Você pode não estar enfrentando o câncer, mas também precisa de apoio nesse momento. E o ponto mais importante é: a paciente não poderá proporcionar isso a você. Portanto, tome cuidado para não exigir isso dela, nem que seja inconscientemente.

Busque o amparo de quem é próximo de você, como amigos ou familiares. Assim, você poderá ser uma ajuda muito mais adequada à paciente que precisa da sua atenção.

Saber como ajudar uma pessoa com câncer de mama é fundamental para contribuir positivamente para a vida dela nesse momento tão difícil. Não deixe que a doença seja um motivador de isolamento, já que isso pode ser altamente prejudicial. Em vez disso, chame para si a responsabilidade de manter essa pessoa em equilíbrio.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email