fbpx

Câncer de Mama: a importância da informação

Texto escrito por Isabel Costa

Discutir sobre o câncer sem medos ajuda a esclarecer dúvidas, desmistificar crenças, aumentar o conhecimento e reduzir significativamente os paradigmas que são associados à doença.  O INCA estima que serão descobertos mais de 66 mil casos só em 2021. 

Grande parcela da população acaba evitando o tema e, consequentemente, atrasando um possível diagnóstico. Por isso, é necessário falar abertamente sobre câncer, sintomas e diagnóstico precoce. O câncer de mama pode apresentar sinais e sintomas iniciais que, caso sejam detectados cedo, têm chances altas de cura.

O câncer de mama não vê idade, gênero e cor, ele pode atingir qualquer pessoa, sendo assim, é muito importante que todas as pessoas, independentemente da idade, conheçam o seu próprio corpo para que percebam qualquer anormalidade nas mamas.

Trouxemos 3 perguntas e respostas sobre o tema: 

O que é Câncer de Mama?

É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama. Existem vários tipos de câncer de mama, somente uma biópsia seguida de exame  anatomopatológico  pode dizer qual o tipo. A boa notícia é que a maioria dos casos têm boa resposta ao tratamento.

Apenas mulheres podem ter câncer de mama? 

Não! Homens também podem, embora as chances sejam baixas – a penas 1% dos casos.

O que causa o câncer de mama?

Não há uma única causa. Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama (hábitos de vida, predisposição genética, etc).

O diagnóstico precoce pode salvar a sua vida!

*Fonte: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!