fbpx

Pretas contra o Câncer de Mama

Texto escrito por Miriã Ferreira

Mulher preta, você cuida de você? Toda correria do dia a dia, os problemas que enfrentamos, muitas vezes sozinhas e a necessidade de sermos fortes o tempo todo e cuidar de todo mundo. No meio disso tudo, eis a pergunta que não quer calar: você cuida de si mesma? Pare por 2 minutos e reflita sobre seu corpo.

No mês de Outubro, voltamos nossos olhos para o Câncer de Mama. Provavelmente, você já está cansada de ouvir falar sobre isso. Talvez, você até conheça alguém que tenha passado por esse momento delicado, mas você vive dizendo que não tem tempo para pensar em doenças. Mas tempo para pensar em sua saúde, pelo menos isso, você tem?

Você sabia que 1 em cada 8 mulheres terão câncer de mama em algum momento de suas vidas? Sim, nossos seios, aqueles de quem, por vezes, nos orgulhamos, que nos fazem sentir desejadas ou que nos trazem a alegria por podermos servir como fonte de alimento para um bebê! Eles também podem abrigar um câncer. 

Apesar  da detecção precoce e dos tratamentos para câncer de mama estarem em constante evolução, nós, mulheres pretas, possuímos maiores chances de morrer por câncer de mama do que mulheres brancas. Sim, você leu corretamente! Mas se a porcentagem de mulheres brancas e negras com câncer de mama são praticamente similares, por que nós  possuímos chances maiores de morrer? 

De acordo com uma revisão publicada no HHS Public Access em 2020, a mortalidade de câncer de mama em mulheres pretas chega a ser 42% maior quando comparado com mulheres brancas. Além disso, outros estudos têm demonstrado que mulheres pretas são diagnosticadas em fases mais avançadas da doença e possuem maior probabilidade de receberem tratamento inadequado. Mais uma vez, a história nos mostra as injustiças que enfrentamos por nossa cor de pele.

Se assim como eu, você está cansada de fazer parte dessas estatísticas tristes, preta, vamos juntas, de peito aberto contra o câncer de mama! E, se junta vamos, prepare-se para dar os seguintes passos:

  1. Primeiro cuide de você! Para cuidar de quem você ama, você precisa estar bem!

  2. Mantenha seus exames em dia! Anualmente, procure seu médico para realização do preventivo e do exame das mamas!

  3. Se você tem mais de 40 anos, procure seu médico e pergunte sobre exame de Mamografia! Esse exame serve como rastreio para o câncer de mama e é muito importante que você esteja com ele em dia!

  4. Agora, se você possui algum familiar de 1ºgrau (mãe, irmã ou filha) que já teve câncer de mama ou algum caso de câncer de mama em parente de sexo masculino, você deve começar a investigação mais cedo! A partir dos 35 anos ou 10 anos antes da idade em que o câncer apareceu em seu familiar.

  5. Informe-se com seu médico e procure sempre por informações confiáveis.

  6. Se você possui câncer de mama ou conhece alguém, saiba que a WeCancer está aqui, de mão dada com você, na luta contra o câncer.

 

Mulher preta, o passado já tirou muito de nós! Não deixe que a correria e os problemas do presente tirem de você a chance de chegar melhor no futuro. Viva a você! Viva seus seios! Viva ao futuro sem câncer!

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!