fbpx

3 alimentos que podem trazer benefícios à sua dieta

Já diz o ditado: “somos aquilo que comemos”. Se essa máxima já é importante para pessoas saudáveis, em um contexto oncológico é primordial.

Cuidar da alimentação pode ser um diferencial para o combate à doença, ajudando seu corpo a combatê-la.

A seguir, falaremos dos micronutrientes que os 3 tipos de alimentos a seguir possuem e porque são fundamentais na dieta de quem tem câncer. Por fim, daremos algumas dicas práticas de como implementá-los no seu cotidiano.

Acompanhe abaixo:

1. Azeite de oliva

O azeite de oliva cai bem com a maioria dos alimentos. Desde o uso no preparo de arroz até o incremento de carnes e saladas, ele é um ingrediente coringa na cozinha. Sua versatilidade é um dos diferenciais que o tornam tão popular, sendo utilizado até para substituir o óleo de cozinha tradicional.

Mas porque ele é tão importante dentre os alimentos? Bom, o azeite de oliva é um óleo — ou seja, composto por ácidos graxos — mais saudável do que os demais. Embora sua estrutura seja semelhante à da gordura, ele aumenta os níveis de colesterol bom no corpo. Isso auxilia na circulação e no sistema imunológico.

2. Beterraba

A beterraba é uma raiz de sabor ligeiramente doce e cai super bem na salada. Além de sua coloração roxa/vermelha, ela também tem um sabor único que a diferencia dos demais ingredientes. Além de cozida nas refeições,  também pode compor sucos naturais que ficam uma delícia!

A herbácea possui antocianina, uma substância que atua como  antioxidante, que atenua a agressão às células do corpo. A beterraba também é útil na produção de óxido nítrico, que atua “abrindo” nossos vasos e facilitando o fluxo de sangue.

3. Peixes do mar

Os peixes compõem uma das carnes mais nobres e saudáveis da culinária. E não pense que eles não auxiliam no tratamento do câncer: suas propriedades nutritivas podem auxiliar a equilibrar o organismo e fortalecer nossas defesas. Por isso, ele é indicado frequentemente para compor a dieta dos pacientes oncológicos.

Os peixes são ricos em ômega 3, um óleo semelhante daquele que mencionamos no azeite. O consumo de peixes do mar também auxilia no aumento do colesterol bom, além de fornecer proteínas ao organismo. Essas últimas substâncias atenuam um efeito muito prejudicial do tratamento, a sarcopenia. Proteínas ajudam o corpo a manter o tônus e a força musculares.

Os cuidados com a alimentação para quem tem câncer compõem uma etapa importante do tratamento. Dicas para se adaptar ao novo cardápio são variar no modo de preparo e testar novas receitas. É possível ainda combinar os ingredientes que mencionamos e fazer receitas personalizadas para você. É mais uma oportunidade para se conhecer melhor.

Gostou de conhecer esses alimentos? Então compartilhe agora mesmo esse post. Essa é uma maneira de você auxiliar outras pessoas a se informarem melhor.

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!