fbpx

Mitos e Verdades sobre Alimentação e Câncer​

A alimentação é um fator crucial nas nossas vidas, a partir do ato de comer nosso corpo é capaz de absorver todos os nutrientes e energia necessários para nos manter vivos com um corpo funcional. Desta maneira uma alimentação saudável é essencial para que nós possamos garantir nosso bem-estar geral e ainda promover a nossa saúde.

tanto para pessoas com câncer e em tratamento, quanto para pessoas sem qualquer tipo de doença. A partir do momento do diagnóstico muitos pacientes são acusados pelos seus estilos de vida, que muitas vezes são adotados por falta de orientação e conhecimento, ou a todo tempo é ofertado maneiras milagrosas de se curar do câncer. Por isso nós vamos te ajudar esclarecendo alguns mitos e verdades mais comuns:

1. Existem alimentos que curam o câncer: MITO 

Ainda não há estudos que comprovem cientificamente a eficácia de qualquer alimento, chá, dietas ou recursos caseiros que sejam capazes de curar o câncer. O que sabemos é que uma dieta saudável aliados a hábitos saudáveis pode ajudar a prevenir certos tipos de câncer, mas não há uma “cura milagrosa” na forma de um alimento específico.

Muito se fala sobre alguns chás e extratos naturais, porém não é porque é natural que não faz mal. Alguns consumos sem supervisão podem causar trocaria por toxicidade no fígado e rins e até mesmo interagir. Você deve sempre conversar com a sua equipe de saúde para garantir a sua segurança no tratamento.

2. Má alimentação aumenta as chances de desenvolver câncer: VERDADE

Uma dieta pobre em vitaminas e rica em aditivos e conservantes presentes em alimentos processados e ultraprocessados pode aumentar o risco de desenvolver certos tipos de câncer. O exemplo mais conhecido são as carnes processadas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica carnes como bacon, linguiça, salsicha e presunto, ou seja embutidos no geral, como potencialmente cancerígenas por conter nitrato de sódio, o famoso sal de cura que previne proliferação de bactérias no alimento.

Sempre que possível procure evitar esses alimentos, mas se optar por consumir consuma pequenas porções poucas vezes no mês.

3. Cortar os carboidratos da dieta ajuda no tratamento do câncer: MITO

Não há evidências científicas que justifiquem cortar carboidratos da dieta com a finalidade de melhorar o tratamento do câncer. Uma dieta equilibrada e com carboidratos é essencial para manter a saúde geral do corpo, principalmente para manter as células do sistema imunológico, afinal é o carboidrato que fornece energia para o corpo ser funcional.

4. Proteínas de origem animal “alimentam” o tumor: MITO

Não há evidências científicas que comprovem que proteínas de origem animal “alimentam” tumores. Inclusive proteínas em geral são muito importantes durante o tratamento para manter um equilíbrio da composição corporal e preservar a massa magra (músculos). Por isso lembre-se que é importante manter uma dieta equilibrada durante o tratamento sem restrições que não sejam recomendadas pela equipe de saúde que te acompanha.

5. Alimentação rica em legumes e verduras in natura pode diminuir os riscos do aparecimento de câncer: VERDADE 

Uma dieta rica em alimentos in natura, em especial os de origem vegetal ou minimamente processados — como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas — é capaz de prevenir o surgimento da doença. Neles são encontrados nutrientes, sais minerais e vitaminas que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Lembre-se sempre que cada caso é único e deve ser discutido com um profissional de saúde qualificado. Outras doenças preexistentes, alergias ou intolerâncias devem ser levadas em conta na hora de montar um cronograma de alimentação saudável. A alimentação é apenas uma parte da jornada de prevenção e tratamento do câncer. Sempre busque ajuda, e no aplicativo WeCancer você pode contar conosco.

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!