fbpx

Você sabe o que o câncer tem a ver com a sua sexualidade?

A sexualidade é um dos pilares da qualidade de vida e ela precisa ser cuidada!

O câncer de mama é o tipo de câncer de maior ocorrência no Brasil e no mundo, com inúmeras mulheres sendo acometidas pela doença todos os anos. E devido ao diagnóstico precoce e tratamentos mais eficazes, a maioria dessas mulheres sobrevive e tem vários anos de vida após o diagnóstico inicial. Por isso é imprescindível dar atenção a todos os aspectos da vida da mulher, incluindo a saúde sexual.

A maioria das mulheres que tiveram câncer de mama tem dúvidas e questionamentos de como o sua vida sexual será afetada após o câncer e como tratar, mas raramente elas mencionam isso para os seus médicos. 

 

O que pode acontecer após o câncer de mama:

  • Diminuição do interesse sexual;
  •  Redução de lubrificação vaginal;
  • Dor durante a penetração e/ou relação vaginal;
  • Distúrbios de autoimagem, sentimento de não ser desejável e depressão também podem ocorrer e afetar a sexualidade.

 

Então, o que fazer? 

Primeira coisa, você deve falar sobre o assunto!

Converse com o seu médico, há terapias que ajudam no tratamento de ressecamento e da redução de lubrificação vaginal, como hidratantes e lubrificantes  vaginais, laser e radiofrequência vaginal e o seu médico também poderá te encaminhar para outros especialistas como o fisioterapeuta e psicólogo.

Autocuidado, atenção e gentileza com o seu corpo, explore novas sensações e toques.

Nas relações com uma parceria, é importante dialogar, contar sobre as suas sensações e medos e respeitar o seu corpo. Para ajudar com o ressecamento vaginal, dor na penetração, sempre utilizar lubrificante íntimo (aqui sem moderação) e o mesmo vale para toques e masturbação. Busque novos aspectos da sexualidade, no seu tempo, você descobrirá mais sobre o seu corpo!

Pensando em oferecer apoio em todas a etapas da jornada, a WeCancer e a Feel se juntaram para promover maior conscientização sobre sexualidade e câncer. Faça parte da nossa comunidade e tenha acesso a mais informações como essa, chat com enfermeiro e descontos exclusivos nos produtos da Feel

Baixe aqui o app da WeCancer gratuitamente e faça parte da nossa comunidade. 

We significa nós e isso muda tudo. Vamos juntos.

 

Texto produzido pelo parceiro: Feel

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!