fbpx

Posso comer carne durante o tratamento oncológico?

Entenda o consumo de proteína durante o tratamento oncológico.

A alimentação é a porta para prevenção de várias doenças. Quanto mais as pessoas buscam hábitos e alimentação mais saudáveis e fazem atividades físicas, a qualidade de vida melhora em muitos por cento. E não é diferente na oncologia! A nutrição é aliada para um tratamento oncológico mais leve e mais saudável e, por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre esse assunto.

“Posso comer carboidrato?” “E o leite?”

Quem já teve ou tem essas dúvidas levanta a mão! Esses questionamentos são comuns a todos os pacientes durante o tratamento contra o câncer, é comum que o medo apareça de diversas formas e isso impacte a sua saúde. Por isso é tão importante conversar e se conscientizar cada vez mais. A gente acredita que informação é poder e te ajuda a ter uma jornada mais segura e tranquila. 

Mas por que a nutrição é tão importante?

restrita limita a ingestão de nutrientes importantes para o sistema imunológico funcionar. Isso pode acarretar em prejuízos para o paciente, como perda de peso e massa muscular.  

Um exemplo são as dietas restritas de proteína, por exemplo, dietas que proíbem o consumo de carne. As células tumorais produzem mais citocinas inflamatórias, ou seja,  aumenta a inflamação no corpo e, por isso, as necessidades proteicas aumentam. Então sim, o paciente oncológico precisa sim consumir proteínas de boa qualidade. Como por exemplo: frango, peixe, ovos, carnes magras em menor quantidade. Além disso, existem as proteínas vegetais como: grão de bico, quinoa, sementes de girassol e abóbora que são de suma importância. 

Além disso, centenas de estudos já comprovaram que o consumo de carne vermelha em pequenas porções pode trazer benefício anti-inflamatório tumoral. Então, é muito importante procurar um nutricionista especializado em oncologia para auxiliar o paciente na alimentação durante o tratamento.

Então o que devo evitar durante o meu tratamento?

Embutidos como linguiça, salsicha, presunto, peito de peru e bacon possuem como principais conservantes o nitrito e nitrato que são considerados carcinogênicos. Essa classe de alimentos podem causar alguns tipos de tumores, como tumores intestinais e gástricos. Por isso, é importante restringir o consumo desses alimentos. 

Antes de começar a adotar qualquer tipo de dieta ou novo alimento na sua rotina, não deixe de conversar com o seu médico ou nutricionista oncológicos. A alimentação é uma forte aliada para um tratamento de sucesso e é importante estar bem nutrido de acordo com a necessidade de cada um. Afinal, cada jornada é diferente e não deve ser comparada.

Para ter acesso a mais informações como essa, baixe aqui o app da WeCancer gratuitamente. 

Além disso, no nosso app você pode ter acesso a conteúdos confiáveis sobre câncer e tratamento e tirar dúvidas gratuitamente de seg. a sex. de 9h às 18h com os nossos enfermeiros especializados! 

We significa nós e isso muda tudo. Vamos juntos.

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!