fbpx

A fé no tratamento: como a crença ajuda na rotina do paciente oncológico?

Há alguns anos era comum considerar a ciência como oposta à religião. Com o passar do tempo, no entanto, percebemos que as duas estão cada vez mais próximas. A positividade da fé no durante o tratamento  é o melhor exemplo dessa ligação.

Preocupados com características que podiam melhorar a maneira de enfrentar os efeitos colaterais da quimioterapia, os cientistas verificaram o impacto da religião no tratamento. Os resultados foram promissores: em alguns tipos de câncer, a fé no processo de cura já parece ser um importante fator que auxilia o enfrentamento durante a quimioterapia.

Pensando nisso, falaremos neste post sobre alguns dos benefícios da religião no tratamento do câncer. Quer saber mais sobre essa ligação? Então, continue conosco!

Esperança no tratamento

Cada vez mais, o avanço da ciência caminha rumo à cura de diversos tipos de câncer. Embora algumas pessoas acreditem que não há escapatória, isso não é verdade: muitas das vezes, é possível, pelo menos, controlar a evolução da doença e conviver com ela por anos.

A fé, nesse momento, ajuda o paciente a manter a esperança de que irá responder bem aos tratamentos. Esse tipo de pensamento é importante para que ele siga corretamente as indicações médicas e não se sinta desolado. Afinal, um momento delicado como o tratamento do câncer pode ficar ainda pior se o paciente desistir de lutar.

Melhora do sistema imunológico

Existe uma área na medicina, chamada de “Neuroimunologia”. Ela estuda as relações do sistema nervoso — o tecido que compõe o cérebro — com o sistema imunológico. Enquanto o primeiro pode ser seriamente afetado pela depressão, o segundo é responsável pelo combate às doenças no organismo. Hoje, sabe-se que  eles estão mais conectados do que se acreditava.

Manter a mente saudável pode ser a chave para um funcionamento adequado do sistema imunológico. Caso os laços sociais ou religiosos se percam, é maior a chance de haver um desequilíbrio no combate do corpo ao câncer. Nesse contexto, a religião atua dando conforto ao paciente. 

Paz em momentos difíceis

Manter a calma não é fácil, principalmente durante o tratamento de uma doença avançada. Esse cenário não ocorre em todos os tipos de câncer, mas há a chance de que alguns quadros evoluam para o que chamamos de “terminal”. Nele, já não há mais possibilidade de cura demonstrada pela ciência. Mas, ainda há muito a se fazer para trazer conforto e tranquilidade para o paciente nesse momento difícil.

Não é à toa que, na maioria dos hospitais, há uma capela ou espaço reservado para orações, rezas ou preces. Muitas vezes, o paciente oncológico lida, pela primeira vez, com a possibilidade da morte. Como esse é um caminho incerto, a religião pode ser o apoio para se manter o mais sereno e tranquilo possível.

Não importa qual é a crença, muitos de nós procuramos as respostas para os mesmos problemas da vida e encontramos um porto seguro na fé. No momento do tratamento oncológico, ela pode ser o caminho para trazer mais qualidade de vida e melhorar o tratamento.

Gostou desse artigo? Não deixe de compartilhar com outras pessoas!


Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!