fbpx

O que dizer para uma pessoa com câncer?

Evite falar de casos que conhece

Não fale de situações de pessoas que sobreviveram ou faleceram devido à doença. Muitos conhecem histórias e cada caso é um caso. Além disso, antes de pensar em dizer frases como “tudo ficará bem”, tenha em mente que não sabe como será o tratamento.

Seja positivo

O paciente que está fazendo o tratamento contra o câncer precisa entender que pode desabafar com você, então, seja positivo. Evite frases como “sinto muito”, pois quem está passando por esse momento difícil não precisa de pena. O fato de a pessoa estar com câncer não é algo para ser lamentado e, sim, ser enfrentado com muita luta. Diga que está junto nesse processo, que acredita na capacidade de superar o câncer e a lembre do quanto de garra ela tem.

Preserve a autoestima

Quem convive com o câncer precisa de palavras estimulantes, que o motive a se manter firme no tratamento. Dessa forma, afirme o quanto a pessoa é bonita, diga como ficou o visual sem cabelo, entre outros. 

Para a mulher, perder os cabelos não é nada fácil, e só ela sabe o que isso significa.É muito mais do que somente estética, ele representa grande parte da identidade feminina. Então, perder as madeixas de um dia para o outro pode trazer vários impactos. Em vez de utilizar expressões como “vai crescer rápido”, “isso não é nada”, pergunte o que pode fazer para que ela possa se sentir melhor, ou se ela deseja experimentar uma peruca ou um lenço.

Mostre o quanto se orgulha da pessoa

Mostrar que tem orgulho da pessoa e que fica feliz por sua  força e coragem , é motivador. Fique feliz junto com ela por não deixar o câncer a derrotar. Essa é a maior vitória de todas. Quem convive com a doença não escolheu tê-la; diga a ela o quanto é uma inspiração e o como é importante a luta dela, assim como curtir bons momentos e viver bem da melhor forma que a situação proporciona.

Esteja sempre presente

Não é nada simples se abrir com alguém e falar a respeito da batalha contra o câncer, que pode estar acontecendo no momento atual ou que tenha acontecido há um tempo atrás. Por este motivo, caso tenha a oportunidade de ter esse diálogo com alguém que enfrenta o tratamento contra a doença, uma ótima dica é mostrar que está sempre presente.

Como já foi dito, quem enfrenta um câncer não precisa de pena. Claro que todo mundo deseja que aquilo não tivesse ocorrido, mas o fato de o câncer se manifestar não é algo que possa ser modificado ou controlado agora. Contudo, as atitudes diante dele podem ser pensadas e projetadas. O câncer é um motivo para reagir com espírito de garra, e não de lamento. Diga que você está nessa luta com a pessoa, que acredita na sua recuperação, tanto no ambiente físico como no psicológico.

Quando não souber o que falar, é melhor se expressar com a frase “eu não sei o que dizer”, do que parar de ligar ou visitar a pessoa por medo de errar. Entre algumas frases que podem ser ditas e que poderão fazer a pessoa se sentir melhor, estão:

  • Caso queira, diga: estou aqui para lhe ouvir;
  • Eu me preocupo com você e quero sempre te ver bem;
  • Estou pensando em você.
  • Como posso ajudar?
  • O que está pensando em fazer?
 
Não questione o tratamento escolhido pelo paciente

Um grande erro ao conversar com alguém que tenha câncer é dizer que não teria escolhido o tratamento que ele está seguindo ou que teria optado por não realizar a quimioterapia.

Essa reação pode ser entendida como um insulto, além de não ser nada aproveitado para a pessoa que está com a doença. Pode parecer que está criticando as opções pessoais de alguém, que podem mudar ou salvar a vida dela. A quimioterapia geralmente é vista como uma questão de vida ou morte, não uma escolha. Diga que torce para que o tratamento escolhido e prescrito dê certo.

No período de tratamento, algumas frases devem ser evitadas, como por exemplo:

  • Eu sei exatamente o que você deve fazer;
  • Eu sei muito bem como você se sente;
  • Tenho certeza de que você ficará bem;
  • Não se preocupe.

 

Conheça a visão que a pessoa tem sobre a doença

Pergunte à pessoa qual a relação atual dela com o câncer. Isso mostrará como ela vê o diagnóstico e até que ponto ele influencia em sua vida; se tem raiva, orgulho da luta ou se prefere não falar sobre ela. Nessa hora, você pode dizer que está ajudando outras pessoas a combaterem a doença, que pesquisou maneiras dela se sentir melhor e como poderia ajudá-la também.

Saber o que dizer para uma pessoa com câncer pode gerar mais impactos do que imagina. Por isso, toda atenção em um momento de diálogo é fundamental. Não se esqueça de que as atitudes valem mais do que mil palavras, então é preciso tratar o próximo como gostaria de ser tratado. Estar presente, motivar e ser positivo é uma ótima forma de contribuir para esse processo tão difícil.

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!