Saiba como ter informações sobre o câncer e seus tratamentos

Buscar informações sobre o câncer é muito importante para pacientes, familiares e pessoas que cuidam de alguém com a doença, tendo em vista que a jornada é muito cansativa e, por isso, é necessário contar com o auxílio de ferramentas que vão tornar esse  momento um pouco mais simples.

Uma boa notícia é que a tecnologia já tem disponibilizado no mercado, recursos que contribuem com o paciente nesse processo tão difícil, o que possibilita o gerenciamento mais fácil de horários, anotações de efeitos colaterais com a intensidade que ele acontece, e outros recursos, que podem ser usados como um complemento ao tratamento médico.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar como o aplicativo Wecancer funciona e quais as suas vantagens. Acompanhe!

 

O que é a WeCancer?

O WeCancer é um aplicativo gratuito e muito prático, que busca facilitar o dia a dia do paciente com câncer e seu cuidador/familiar, proporcionando maior segurança e acolhimento antes, durante e após o tratamento. Nele, o paciente pode registrar seus sintomas diariamente, recebendo o acompanhamento de uma equipe de saúde especializada, que receberá alertas em caso de pioras do paciente. 

Além disso, no app o paciente pode tirar suas dúvidas na hora com enfermeiros disponíveis via chat. E também pode marcar consultas com uma equipe multiprofissional, composta por psicóloga, nutricionista e enfermeiros. É muito simples! 

O paciente tem também acesso a diversos conteúdos confiáveis na Câncerpedia sobre câncer, bem-estar, sintomas e tratamento. Assim, você não precisa perder tempo pesquisando na Internet, sem saber no que pode confiar. O aplicativo está disponível para download na Play Store e na Apple Store. 🙂 

 

Como o aplicativo funciona?

Por ser um mecanismo potente que gera informações sobre câncer, é importante que você entenda seu funcionamento: pelo celular, o paciente ou seu acompanhante atualiza diariamente o que está sentido por causa do tratamento e do tumor, como por exemplo: náuseas, dores no corpo e febre. Além disso, é possível ter acesso ao chat para conversar com enfermeiro especializado em Oncologia, para tirar dúvidas. Essas informações chegam de forma imediata à equipe multiprofissional, o que favorece o melhor entendimento do quadro clínico do paciente fora da Instituição de tratamento.

 

Quais as vantagens em utilizar a WeCancer?

Utilizar um aplicativo para controle e acompanhamento da doença e seu tratamento é fundamental para o aumento da qualidade de vida ao paciente e satisfação do pacientes. Conheça melhor as suas vantagens:

  • gera gráficos a partir dos dados coletados sobre à saúde física e psicoemocional dos pacientes, que podem ser acessados pelo médico na consulta;
  • proporciona um tratamento mais próximo e individualizado;
  • melhora na identificação dos sintomas;
  • disponibiliza dados que podem auxiliar nas tomadas de decisões clínicas;
  • economiza tempo na consulta;
  • foca na discussão e simplificação da comunicação com o paciente em seu lar;
  • envia alertas para que a unidade de tratamento receba notificações sobre o estado de saúde dos pacientes e efeitos colaterais;
  • identifica possíveis complicações;
  • contribui com ações proativas, o que pode evitar hospitalizações;
  • disponibiliza espaço para que o paciente possa conversar com os profissionais e esclarecer as principais dúvidas;
  • combate informações falsas e imprecisas sobre o tratamento;
  • lembra o paciente de tomar a medicação na hora certa e não esquecer dos exames e consultas;
  • registra os sintomas de acordo com o protocolo de cuidado;
  • acompanha a evolução clínica do paciente por meio dos dados gerados
  • controla o índice de adesão do paciente ao tratamento, fazendo o gerenciamento adequado fora dos centros de tratamento.
 
Quais são as principais funcionalidades do aplicativo?

Pesquisas científicas baseadas em evidências já comprovaram o benefício desta prática clínica, Com isso, a Wecancer oferece diversas funcionalidades que são muito úteis para o dia a dia do paciente e todas as pessoas que o cercam. Veja a seguir quais são:

  • Chat com o enfermeiro especializado em Oncologia: nessa função os pacientes podem esclarecer suas dúvidas com enfermeiros especializados e em tempo real. Isso é muito importante, pois o momento de incertezas, ansiedade e a falta de ter com quem falar que seja confiável pode ser angustiante;
  • Experiência do paciente: o recurso busca garantir a melhor experiência, por meio da sua simplicidade e eficácia;
  • Diário de sintomas: os efeitos colaterais sentidos na rotina podem ser registrados de forma simples e intuitiva;
  • Registros diários: o paciente pode registrar diariamente as informações relevantes que contribuem para a análise do seu quadro clínico, como gratidão, horas de sono, peso, prática de exercícios físico, entre outros;
  • Escala de dor: permiti a quantificação do que o paciente está sentindo utilizado uma escala de dor importante para um acompanhamento mais preciso;
  • Agenda de compromissos: controlar o agendamento de medicações, consultas, exames com lembretes e de forma conjunta com sua equipe multiprofissional ficou muito mais fácil.

O uso da plataforma Wecancer completa permite que o paciente tire dúvidas sem precisar ir ao hospital, além de proporcionar que a equipe multiprofissional acompanhe o quadro clínico à distância e assim, faça a gestão do seu cuidado fora do centro de tratamento, o que reduz custos para o centro de tratamento com a diminuição de hospitalizações desnecessárias.

 
Qual é o futuro desses recursos?

O futuro da medicina é muito promissor para o tratamento do câncer, porque o foco é zelar tanto pela prevenção, quanto para a agilidade no tratamento que aumente a qualidade de vida do paciente, este sempre estando no centro da tomada de decisão clínica pela equipe multiprofissional.

Viu como é fácil obter informações sobre câncer? Por meio de um aplicativo especializado, é possível ter uma ferramenta fundamental na palma da sua mão, que ajuda na efetividade, no ganho de qualidade de vida e na satisfação do atendimento recebido e prestado.

Ficou interessado nessa inovação? Então, entre em contato com a gente, conheça nossa equipe e veja como podemos ajudar você nesse processo!