
Entender o funcionamento dos tratamentos para o câncer é fundamental para se certificar de que tudo está sendo realizado da forma certa. Isso inclui voltar a atenção para possíveis efeitos adversos da radioterapia.
A radioterapia é um tipo de tratamento que costuma ser recomendado em determinados casos de câncer e quem determina a sua necessidade é o médico oncologista, com base em uma série de fatores, como o tipo da doença, estadiamento, entre outros.
O tratamento consiste em usar radiações ionizantes para destruir as células de câncer ou impedir que essas células se multipliquem. O procedimento é indolor e pode ser empregado em conjunto com a quimioterapia.
Conheça a seguir quais são os principais efeitos adversos da radioterapia e como lidar com eles.
Diferentemente do que ocorre com a quimioterapia, a queda de cabelo na radioterapia somente ocorre se a área da radiação for no couro cabeludo. Em geral, o cabelo começa a cair cerca de 2 a 3 semanas depois do início do tratamento.
Na maioria das vezes, o cabelo volta a crescer quando o tratamento termina. No entanto, há casos em que isso não acontece, portanto vale a pena consultar o radioterapeuta para ter essa certeza em seu tratamento.
A irradiação gerada pela radioterapia pode deixar a pele vermelha ou mais escura, além de causar dor ou fazer com que ela comece a coçar, em casos mais graves. Isso geralmente ocorre ao longo de alguns dias ou semanas, ou até mesmo depois de o tratamento terminar.
A área da pele afetada fica sensível após a realização da radioterapia, o que exige alguns cuidados especiais. Por exemplo, é recomendado evitar se barbear ou aplicar cremes nessa área, usar protetor solar, assim como evitar roupas apertadas e perfumes. Porém, existem produtos específicos que o médico ou enfermeiro podem indicar.
A deglutição (habilidade de engolir alimentos) também pode ser impactada se a radioterapia for aplicada na região do esôfago (garganta).
Algumas formas de aliviar esses sintomas é evitar o consumo de alimentos quentes ou picantes e bebidas ácidas, que podem agravar o problema. Hidratação com líquidos saudáveis (água, água de côco e sucos naturais de frutas não ácidas) também é importante.
Se a radioterapia é realizada no abdome ou na região pélvica do corpo, há chances de que o paciente sofra náuseas ou vômitos por pouco tempo depois do tratamento.
Outra possibilidade nesse tipo específico de tratamento é a diarreia, que pode piorar gradualmente conforme o tratamento continua. Em ambos os casos, o médico pode receitar um tratamento para melhorar esses efeitos.
Outra das reações da radioterapia é a redução dos glóbulos vermelhos (células sanguíneas responsáveis por levar oxigênio e energia para as células do corpo) e glóbulos brancos (responsáveis pela imunidade), produzidos pela medula óssea. Os impactos disso podem ir desde a anemia até o aumento do risco de infecções.
Por meio da realização de exames de sangue regulares e do acompanhamento do médico, é possível monitorar essas taxas sanguíneas e conter efeitos colaterais da radioterapia sobre a saúde.
A fadiga pode ocorrer durante e após o tratamento por radioterapia. Ela ocorre por diversas causas, sendo uma delas o fato de que o corpo está se esforçando demais para reparar o impacto causado pelo tratamento às células saudáveis.
Também pode ser por conta da diminuição da taxa de glóbulos vermelhos no sangue, levando que a um quadro de anemia, como destacado no item anterior. É recomendado descanso, equilíbrio no uso de energia nas atividades do dia a dia e exercícios leves para se recuperar ou lidar com a fadiga em sua rotina…
Agora que você conhece as possíveis reações da radioterapia e já sabe o que esperar desse tipo de tratamento, lembre-se de que é super importante que todas as dúvidas sobre o tratamento sejam resolvidas diretamente com a equipe de saúde que cuida de você.
Caso você não tenha acesso à equipe de saúde que cuida de você, saiba que a Equipe de Saúde da WeCancer fica disponível de seg. a sex. de 9h às 18h para tirar dúvidas sobre tratamento e sintomas gratuitamente! Baixe já na sua loja de apps.
Continue aprendendo sobre como cuidar de sua saúde durante o tratamento. Veja também 3 alimentos que devem estar na dieta de quem tem câncer.
© 2022 WeCancer soluções tecnológicas Ltda. – 32.302.278/0001-00
Rua Madre Cabrini 462 – São Paulo, BR
© 2022 WeCancer soluções tecnológicas Ltda. – 32.302.278/0001-00
Rua Madre Cabrini 462 – São Paulo, BR