*Conteúdo produzido pela equipe de saúde WeCancer.
“O chão se abriu sob meus pés e, por um lapso de tempo, eu tive a sensação de não estar ali, pensei: E agora? Vou morrer? Não verei meus netos nascerem? E meus filhos? Será que vou sofrer? Meu cabelo vai cair? Quando caí em mim, percebi que não havia assimilado parte das informações passadas na consulta.”
“Não acreditei. Propus ao médico que repetisse todos os exames, pois aquilo não poderia estar acontecendo comigo. Foi assim que me senti ao receber o diagnóstico”.
“Tive vontade de sumir, desaparecer. Meu filho tão desejado, planejado e amado, diagnosticado com uma doença grave, e eu vendo tudo o que planejei e sonhei para ele indo por água abaixo. Minha fé ficou muito abalada e cheguei a pensar – o que meu bebê fez para merecer tamanha provação?”
“E agora? Minha família depende de mim. E se eu não conseguir trabalhar, como farei para sustentá-los?”
“Levei um susto! …justo agora que eu me aposentei ia aproveitar para viajar, curtir os meus netos, passar mais tempo com a minha família…”
Apesar dos importantes avanços técnico-científicos na área da oncologia, receber o diagnóstico de câncer é uma experiência que gera um forte impacto emocional nos pacientes e familiares. Imediatamente vêm à tona as imagens e ideias comumente presentes em seu repertório emocional, como mudanças na aparência, efeitos colaterais do tratamento e iminência de morte, originando o medo do que está por vir. Muitas vezes, diante do receio dos olhares piedosos, das incertezas e de uma desestruturação da vida pessoal e familiar, alguns pacientes tendem a se isolar.
A posição que o paciente ocupa na constituição familiar, seu contexto de vida e sua biografia também são determinantes na forma como ele irá lidar com essa nova realidade,podendo inclusive, influenciar nas decisões relacionadas ao tratamento. Neste momento, além do medo é muito comum vir à tona emoções como tristeza, negação, revolta. Todo e qualquer sentimento que venha a despertar neste processo é legítimo devendo ser respeitado, compreendido e acolhido.
Despertar o sentimento de pertencimento é muito importante neste processo.
Divida o que está sentindo com pessoas próximas e acolhedoras, procure por grupos de apoio, mantenha sua autonomia diante do tratamento compartilhando suas dúvidas e seus sentimentos com a equipe que o acompanha, procure cultivar sua espiritualidade. E por fim, procure pelas ações que façam sentido para você e que promovam seu bem-estar.
Neste contexto, a assistência psicológica é muito importante, pois auxilia o paciente a ressignificar a imagem negativa atribuída à doença, proporcionando o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, controle da ansiedade e, por isso, maior adesão ao tratamento médico. Estimular o paciente a buscar informações, fomenta uma melhor aceitação da doença e, por consequência, uma mudança na postura do indivíduo que passa a encarar de forma mais positiva as dificuldades desse processo.
Um diagnóstico de câncer não é algo esperado por ninguém e que provoca uma mudança em todos os aspectos da vida repentinamente. Conte com a WeCancer durante esta jornada! Entre em contato pelos nossos canais para que possamos auxiliá-lo!
© 2022 WeCancer soluções tecnológicas Ltda. – 32.302.278/0001-00
Rua Madre Cabrini 462 – São Paulo, BR
© 2022 WeCancer soluções tecnológicas Ltda. – 32.302.278/0001-00
Rua Madre Cabrini 462 – São Paulo, BR
Você pode proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!