Veja a importância do registro de informações no tratamento do câncer

O tratamento do câncer muitas vezes é um processo que envolve vários aspectos. Há um universo de informações e dados relevantes: desde consultas à Oncologia até dietas específicas para a doença. Por esse motivo, é primordial que todos os registros envolvendo o tratamento estejam bem organizados.

Diferentemente do que se pode pensar, não são apenas os sintomas que interessam aos médicos. Hábitos de vida, como prática de exercícios físicos e ganho de peso, são importantes para o acompanhamento completo da evolução clínica dos pacientes. Manter as informações à mão de uma maneira prática e objetiva, portanto, é ter maior qualidade no cuidado à saúde.

Neste artigo falaremos especificamente desse aspecto que muitas vezes passa despercebido. Abordaremos alguns dados cruciais que precisam ser anotados no cuidado ao câncer e em seguida, daremos algumas dicas práticas de como mantê-los sempre ao seu alcance. Vamos lá?

Qual a importância do registro de informações?

O atendimento médico é apenas uma parte do processo de tratamento do câncer. Por meio dele, o oncologista consegue um relato pontual da saúde do paciente. É como se ele tirasse uma foto do quadro atual, tomando como base o dia da consulta. Muitas vezes, no entanto, esse retrato pode não corresponder à realidade.

No dia a dia, é possível obter um acompanhamento muito mais estreito do paciente oncológico. Dados que não estão necessariamente presentes no dia da consulta podem ser anotados e relatados ao profissional responsável. Para ele, será importante saber com precisão quando ocorreram anormalidades e qual foi a intensidade delas. Por esse motivo, é primordial manter um registro detalhado dessas informações.

Como realizar esse registro?

Os efeitos adversos — náusea, vômito, dificuldade de caminhar e dores no corpo, por exemplo — são sentidos ao longo do tratamento. Porém, quando essas dores aumentam, existe a necessidade de intervenção clínica para prevenir possíveis pioras. Nesse sentido, caso não sejam contidas no tempo certo, há a ampliação do risco de vida do paciente.

É necessária uma opinião do oncologista para determinar quais parâmetros devem ser monitorados. Ganho ou perda de peso, alteração na pressão arterial e diarreias são parâmetros comuns utilizados no tratamento do câncer. Em seguida, deve-se estabelecer uma frequência de aferição desses dados: alguns precisarão ser observados todos os dias, enquanto outros podem ser avaliados de semana a semana.

O método clássico para registrar essas informações é com tabelas e anotações. Hoje em dia, no entanto, a tecnologia facilita o processo de armazenamento de dados no tratamento do câncer. Notas tomadas em papel físico predispõem a diversos pontos negativos, como letras ilegíveis e erros de anotação. Quando digitamos nossas informações, elas estão mais seguras e há menor probabilidade de perdê-las ou esquecê-las.

A revolução dos aplicativos

Uma maneira fácil e segura de guardar informações no tratamento do câncer é por meio de aplicativos. Com eles, você economiza espaço e dinheiro antes investidos nas anotações físicas: basta a conexão com a internet e um aparelho celular e você carrega o acompanhamento oncológico no bolso.

Diferentemente de quando se usa papéis, com os aplicativos não há chance de você esquecer suas anotações. Além disso, o software permite a construção de gráficos e informa quando os valores saírem do esperado. Isso facilita tanto o cuidado médico quanto a interação com o hospital: manter uma anotação fácil e eficiente é também uma estratégia terapêutica quando cada dado é fundamental no tratamento.

Não há como negar: o registro de informações é uma parte essencial no tratamento do câncer. Ele permite uma avaliação mais cuidadosa e individualizada do paciente, mudando a maneira atual de como o oncologista e sua equipe multiprofissional enxergam a evolução da doença fora do centro de tratamento. Com o auxílio da nossa tecnologia, você pode fornecer um melhor cuidado e atenção personalizada ao seu ente querido que está em tratamento.

A plataforma wecancer é uma ferramenta de acompanhamento do quadro clínico e evolução do paciente fora do centro de tratamento. Por meio do aplicativo gratuito, pacientes e cuidadores conseguem registrar e compartilhar informações importantes sobre seu tratamento com sua equipe multiprofissinal. Além disso, é possível esclarecer suas dúvidas com enfermeiro especializado em oncologia e gerenciar toda sua agenda de consultas, exames e medicamentos. 

Nosso objetivo é criar soluções que reduzam custo para os centros de tratamento e façam com que pacientes ganhem mais qualidade de vida, para que tenham mais momentos especiais com suas famílias! Que tal nos conhecer melhor?

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest