fbpx

Equipe multidisciplinar no tratamento contra o câncer

Uma equipe multidisciplinar no tratamento contra o câncer é fundamental.

Cada paciente reage de uma forma diferente, por isso, ter uma equipe multidisciplinar preparada é essencial.  

Por que foi criada a equipe multidisciplinar na oncologia?

A medicina é uma das áreas mais amplas do atendimento humano. Um médico oncologista passa anos estudando para se tornar um especialista, entre graduação e qualificação.

Mesmo assim, ele não pode trabalhar sozinho, já que é necessário ter o auxílio de um enfermeiro, por exemplo, para auxiliar na administração do tratamento e prescrição de cuidados específicos ao tratamento proposto. Além disso, existem outros profissionais envolvidos, como é o caso do nutricionistas, considerando que uma alimentação adequada e saudável é imprescindível para evitar a perda de peso e outras situações que alteram a forma como a doença será tratada.

Para elaborar as melhores ações, dentro de uma abordagem humanizada e segura, é preciso existir uma equipe multidisciplinar.

Qual é a importância da equipe multidisciplinar no tratamento do câncer?

A abordagem completa do paciente e seus familiares se torna mais simples quando submetida aos olhares de profissionais diferentes, já que o paciente pode necessitar de intervenção de várias especialidades, como neurologia, medicina geral ou cirurgia.

Como é composta a equipe multidisciplinar?

Cada membro exerce uma função muito importante no tratamento.

Conheça agora alguns dos profissionais que compõem essa equipe tão importante:

Médico oncologista

É  ele quem analisa as características da doença, estado do paciente, método adequado de tratamento e evolução do quadro. Ou seja, ele define o rumo geral do tratamento, por exemplo, se vai precisar de quimioterapia, radioterapia, cirurgia, ou qualquer terapia que seja necessária.

Além disso, o oncologista avalia os resultados do tratamento para identificar se o tratamento iniciado está sendo efetivo ou se precisa alterar alguma coisa, e os efeitos colaterais que podem aparecer no decorrer do tempo.

Enfermeiro

O enfermeiro é quem, na maioria das vezes, coordena a equipe de realização  do tratamento, monitora, coleta informações e realiza o manejo dos efeitos colaterais. Qualquer informação relevante  notada pela equipe de enfermagem, é enviada ao médico, para encontrar soluções, ao mesmo tempo que são esses profissionais que registram no prontuário todos os cuidados prestados.

Equipe de radioterapia

Trata-se da equipe  formada por diversos profissionais, sendo eles o médico radio-oncologista, que estabelece se existe ou não a necessidade de radioterapia para cada paciente, um técnico de radioterapia, que comandam os aceleradores lineares, as posições do paciente na máquina, entre outras questões técnicas envolvidas em uma sessão de radioterapia, equipe de enfermagem para manejo dos sintomas e coordenação do cuidado ao paciente e registro das informações, assim como profissionais físicos, que avaliam dose e coordenam questões teóricas e aplicações para a radioterapia.  

Nutricionista

A sua alimentação durante o tratamento é essencial a fim de  manter os nutrientes necessários para o consumo de nosso corpo e fazer com que o paciente esteja com o aspecto nutricional positivo para reagir positivamente ao tratamento. Portanto, a nutricionista tem papel essencial na condução do porte nutricional do paciente durante o tratamento. 

É ele quem vai estipular a dieta do paciente, indicando o que pode ou não ser consumido, a quantia de cada nutriente e demais pontos relacionados à alimentação. Além disso, pode indicar alimentos que possuam a ação de combater efeitos colaterais, como as náuseas e vômitos, ou diarreia..

Farmacêutico

É o profissional que estuda a forma como os medicamentos interagem com o organismo do paciente. Ele consegue analisar a composição, os prováveis efeitos do medicamento no organismo, assim como as reações adversas. Na prática hospitalar, por exemplo, ele é o profissional que manipula e prepara as quimioterapias que necessitam ser diluídas e administradas pela veia.

Atuando também em conjunto com a equipe, o profissional consegue auxiliar na escolha  dos medicamentos a serem usados em cada situação, com o objetivo de manter a eficiência e reduzir as reações adversas.

Psicólogo

A psicologia é a profissão que surgiu na oncologia pela necessidade do acompanhamento mais próximo de pacientes e familiares, tendo em vista a dimensão psicossocial tão importante que compõe a jornada do indivíduo, desde o diagnóstico até os cuidados de fim de vida, com o objetivo de minimizar prováveis sofrimentos advindos das fases do tratamento.

A exposição dos anseios e preocupações do paciente e de sua família durante o contato com um profissional psicólogo é fundamental para melhorar a abordagem do paciente frente a situações de doença e conseguir melhorar a qualidade de vida.

Fisioterapeuta

O profissional fisioterapeuta atua na oncologia para preservar, manter e reabilitar a integridade  física dos pacientes. A fisioterapia pode ser feita ao longo de todo o tratamento, também no pré e pós-operatório. O intuito é deixar claro para o paciente que o exercício físico (recomendado por profissional habilitado), promove benefícios para seu bem-estar, pois trabalha resistência, força, gerenciamento de energia e adaptação a condições diferentes de saúde. 

Converse com seu enfermeiro ou médico se tiver dúvidas com relação ao que cada profissional da equipe pode oferecer durante o seu tratamento e que vá te beneficiar a enfrentar essa jornada. E lembre-se, a Wecancer te acompanha também em casa. Fale com nosso enfermeiro pelo chat. Ele irá tirar suas dúvidas de forma gratuita.

Gostou das dicas? Então baixe o aplicativo wecancer e aproveite todo os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer!

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!