fbpx

Fake news e câncer de mama: principais mitos que você provavelmente já ouviu sobre essa doença

Acredite, todos nós estamos sujeitos a cair em fake news hoje em dia. Porém, essas fake news na área da saúde, pode ser altamente prejudicial para quem acreditar e seguir orientações falsas. O cuidado com o nosso corpo é melhor quando contamos com  informações objetivas e corretas, de preferência confirmadas por um profissional de saúde especializado

Entre as mulheres, 29% dos novos casos de câncer são os de mama. Esse número tão alto pode contribuir para que mais pacientes acreditem em informações falsas e tenham seu tratamento prejudicado. Você sabe se já caiu em alguma fake news.Para ajudar nisso, reunimos os principais mitos e verdades sobre o câncer de mama. Confira:

 “Alguém certamente vai ter câncer de mama se um parente teve a doença”

Essa afirmação É FAKE NEWS. Por mais que um dos fatores de risco do câncer de mama seja a hereditariedade (quando o gene passa de pais para filhos), ela corresponde a uma frequência muito baixa dos casos. Ou seja, não dá para dizer que é algo que certamente ocorrerá.

No entanto, o histórico da doença na família deve servir de motivação extra para realizar exames regulares junto a um oncologista ou mastologista para manter longe o risco da doença, principalmente se pais ou avós tiveram câncer de mama sendo jovens.

 “É possível fazer a mamografia mesmo tendo prótese de silicone” 

Essa informação É VERDADE! A presença de uma prótese de silicone nos seios não impede a realização da mamografia.

Caso o médico sinta necessidade, esse exame pode ser complementado pela ultrassonografia ou ressonância magnética.

 “O uso de desodorantes e antitranspirantes aumenta as chances de ter câncer de mama”

FAKE NEWS. Segundo a Sociedade Americana de Cancerologia (American Cancer Society),  NÃO EXISTE COMPROVAÇÃO da relação entre o uso de desodorantes e antitranspirantes com  o aumento da incidência de câncer de mama.Isso vale para todos os tipos desses produtos: roll-on, spray e aerosol.

 “Quem menstrua pela primeira vez (menarca), de forma precoce, tem  mais chances de ter câncer de mama”

VERDADE. Durante a menstruação, o corpo produz estrogênio e progesterona, sendo esses hormônios responsáveis pela multiplicação celular do tecido mamário. Portanto,  uma exposição excessiva da mama a esses hormônios, durante anos, aumenta o risco de desenvolvimento de células cancerígenas, mas, não quer dizer que você terá câncer de mama.

“Mulheres que têm filhos têm menos chances de ter câncer de mama”

VERDADE. O motivo é semelhante ao da menstruação. Como assim? É fácil entender:

Durante a gestação, os níveis de estrógeno e progesterona diminuem consideravelmente porque a menstruação é interrompida. Logo, esses hormônios não terão atuação no tecido mamário durante um bom período, diminuindo por consequência os riscos para câncer de mama.

Agora que já repassamos os principais mitos e verdades relacionados ao câncer de mama, nos diga: você já caiu em alguma fake news? 

Converse com seu enfermeiro ou médico se tiver dúvidas. E lembre-se, a Wecancer te acompanha também em casa.

Fale com nosso enfermeiro pelo chat. Ele irá tirar suas dúvidas de forma gratuita.

Gostou das dicas? Então baixe o aplicativo wecancer e aproveite todo os benefícios que essa tecnologia tem a oferecer!

 

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!