fbpx

Aplicativo para monitorar a saúde: saiba já como acompanhar seus sintomas

O processo de tratamento de câncer é uma jornada sobre superar desafios diariamente. Os sintomas, as preocupações e a ansiedade pela busca de informações sobre seu estado convivem com o paciente na volta para casa e na espera da próxima consulta.  Nesse sentido, os benefícios do acompanhamento remoto que a tecnologia proporciona, são uma excelente forma de vencer estes desafios durante esta fase.

Com essa realidade em mente, você já se perguntou como um aplicativo gratuito para monitorar a saúde pode ajudar no combate ao câncer?

Para atingir a excelência e qualidade de um tratamento humanizado, é fundamental ter o paciente no centro da tomada de decisão clínica. Com isso, é importante que a equipe multiprofissional tenha acesso a realidade vivida pelo paciente diariamente em casa, e esse é o ponto que o aplicativo de monitoramento remoto. Continue conosco para saber mais! Vamos te explicar os benefícios dessa ferramenta de gerenciamento:

Vantagens em utilizar um aplicativo para monitorar a saúde:
Otimização de suas anotações

Quando se passa a coletar diariamente dados sobre a sua saúde, pode ser que alguns deles fiquem perdidos. O uso de tabelas e formulários em papel sobrecarrega o paciente que, após algumas semanas, já se perde em tantos documentos.Lembre-se de que esses dados podem ser fundamentais para eficácia do tratamento.

Com o uso de nosso aplicativo Wecancer para monitorar a sua saúde, isso não acontece mais. Os dados podem ser armazenados na nuvem, e mesmo que você troque ou perca seu celular, as informações continuam acessíveis. Diga adeus às pastas e cadernos de anotações!

Monitoramento dos eventos adversos das terapias

São vários os tipos de tratamento que podem ser utilizados para o câncer, dentre eles estão a quimioterapia, a radioterapia, a cirurgia e a hormonioterapia, sendo uma prática muito utilizada nos últimos anos. Por se tratar de medicamentos e procedimentos, é normal que existam algumas dúvidas no processo, como por exemplo: quais são os efeitos colaterais da quimioterapia? A aplicação da radioterapia dói? Quais remédios interferem com a hormonioterapia?

Nesse contexto, nosso aplicativo proporciona para pacientes e cuidadores o diário de sintomas, onde é possível registrar e quantificar diariamente os efeitos colaterais sentidos, como por exemplo: náusea, dores no corpo, cansaço e febre. Dessa forma é possível compartilhar diariamente essa informação com a equipe multiprofissional responsável pelo paciente.

Facilidade ao tomar medicamentos

O uso correto dos medicamentos para o câncer deve ser seguido conforme prescrito pelo médico e aprazado pelo enfermeiro/farmacêutico. Não atrasar ou adiantar doses facilita no equilíbrio das substâncias no seu corpo, otimizando os efeitos do tratamento. Para isso, é importante ter sempre um lembrete para evitar esquecer ou trocar alguma medicação.

Imagine agora que você pode ser lembrado de tomar sua medicação na hora certa pelo aplicativo, sendo que essa informação pode ser compartilhada com sua equipe médica, o que ajuda na gestão do seu cuidado, que é feita pelos profissionais da equipe que te acompanha.

Conexão com profissionais de saúde

Todos os dados que o paciente ou o cuidador registram no aplicativo pode ser compartilhado com a equipe multiprofissional responsável pelo tratamento do paciente. Tal acompanhamento remoto em casa ajuda na tomada de decisão clínica mais assertiva, porque os profissionais sabem com maior precisão como seus pacientes estão, o que diminui o esquecimento no relato durante a consulta.

Outro fator positivo dessa prática é o contato direto pelo chat dentro do aplicativo com o enfermeiro especializado em oncologia, que auxilia no tratamento tirando dúvidas, ajudando com o que for possível e trazendo humanização no atendimento do paciente.

Comprovação científica do monitoramento remoto

O mais incrível dessa prática, é que além desse serviço ser prestado de forma gratuita para o paciente no conforto de sua casa, existe comprovação científica desses benefícios. Pesquisadores norte-americanos comprovaram através da Medicina Baseada em Evidências (MBE), o aumento de 5 meses da sobrevida e o ganho de 26% na qualidade de vida de cada paciente, em um estudo com 766 pacientes que utilizaram tecnologia de monitoramento remoto. Tal estudo foi publicado na Sociedade Americana de Oncologia Clínica –  ASCO – em 2017.

Como você pode ver, são muitos os benefícios de nosso aplicativo para monitorar a sua saúde, não é mesmo? Por isso, confie nas pessoas que conhecem os desafios do tratamento e possuem o propósito de fazer com que pacientes de câncer ganhem qualidade de vida para viverem mais momentos felizes com suas famílias! Baixe o aplicativo wecancer agora mesmo!

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!