fbpx

Novembro Azul: É importante escolher os alimentos certos para garantir a saúde e a qualidade de vida.

Estudos estão sendo realizados justamente para entender melhor como a dieta e o câncer de próstata estão relacionados

Você sabia que existem alimentos que podem ajudar na prevenção do câncer de próstata?

Quando se fala em prevenção de doenças, a nutrição tem um papel muito importante e pode ser uma grande aliada. Ter uma dieta balanceada, com grãos, carnes magras, frutas, verduras, por exemplo, é a receita do sucesso. 

Um componente importante para equilibrar essa balança é o licopeno, um pigmento carotenoide responsável pela cor vermelha-alaranjada que está presente em alguns alimentos, como tomate, goiaba, melancia, pitanga, pimentão vermelho, caqui, repolho roxo e mamão. O licopeno – pertencente à mesma família do betacaroteno – tem propriedades antioxidantes, que ajudam a proteger as células dos efeitos dos radicais livres (previnem o envelhecimento), e anticancerígenas, por isso, pode contribuir para a redução dos riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata, além do de esôfago e pulmão, mama e pâncreas. Além disso, o licopeno também impede a oxidação do colesterol LDL (colesterol ruim), diminuindo o risco de aterosclerose e das doenças cardiovasculares. 

De acordo com a nutricionista Karen C. Inamassu, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, “É importante escolher os alimentos certos para garantir a saúde e a qualidade de vida. Os nutrientes que estarão nestes alimentos vão ajudar a melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Atualmente, muitos estudos estão sendo realizados justamente para entender melhor como a dieta e o câncer de próstata estão relacionados”.

Consumindo corretamente

Estudos apontam que o tomate vermelho maduro contém maior quantidade de licopeno e que a absorção da substância parece ser maior quando aquecida. Uma boa sugestão é consumir o molho de tomate feito em casa, de preferência com azeite de oliva, considerado uma fonte de gordura boa, desta forma é possível aumentar de 2 a 3 vezes a absorção do licopeno. “Se o tomate for orgânico, melhor ainda”, aponta Karen. 

Alimentos potenciais para prevenção do câncer de próstata

Veja a seguir os alimentos que precisam ser consumidos frequentemente. São eles: 

Vegetais crucíferos: ricos em fibras, têm baixa caloria e muitos nutrientes, incluindo vitaminas C, E e K, folato e minerais. Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata. São ricos em ácido fólico, nutriente que combate o efeito dos radicais livres nas células. Estudo publicado na revista científica Cancer Prevention Research, dos Estados Unidos, recomenda o consumo de um vegetal verde por dia, pelo menos, para garantir o efeito preventivo.

Resveratro: é um polifenol que tem propriedades bioativas, auxiliando na eliminação de radicais livres. Sua maior concentração é encontrada na casca das uvas pretas e tintas.

Romã:  rica em vitamina C, vitamina K, vitaminas do complexo B, fibras e ácido fólico, auxilia melhorando o sistema imunológico. Além disso, seus antioxidantes ajudam o corpo a se proteger dos radicais livres.

Chá Verde: contém ações anticarcinogênicas, anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes.

Cúrcuma: muito usado na culinária, tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva. A cúrcuma é também conhecida como açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, açafrão, açafrão, mangarataia e gengibre-dourado. É uma planta herbácea da família do gengibre. Dá para potencializar uma maior absorção quando consumida com pimenta preta.

Texto produzido pelo parceiro: Instituto de Oncologia do Paraná – IOP

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!