fbpx
diarreia e alimentação

Diarreia durante o tratamento de câncer: como a alimentação pode ajudar a minimizar esse sintoma

Durante o tratamento de quimioterapia ou radioterapia, alguns efeitos colaterais podem e a diarreia é um deles. A diarreia pode atrapalhar na absorção de alguns
medicamentos auxiliares, por isso é muito importante monitorar e informar o seu médico sobre as ocorrências.

A presença desse efeito colateral, o grau de intensidade e o quanto tempo eles duram, varia muito de paciente para paciente!

Então é muito importante monitorar a diarreia para poder perceber sua evolução, poder tratar esse sintoma ou até mesmo investigar a sua origem e verificar se é algo
mais sério que um efeito colateral de medicação.

O que é diarréia? 

É quando há excesso de líquido na evacuação. Fatores emocionais podem influenciar a saúde intestinal, assim como intolerâncias alimentares.

Durante o tratamento de câncer alguns fatores podem provocar a diarreia:

  • Quimioterapia;
  • Radioterapia na região da pelve;
  • Evolução do câncer;
  • Infecções devido à baixa imunidade.

Além das fezes líquidas a diarreia também pode causar cólicas e dores abdominais, náuseas e inchaço abdominal.

A alimentação pode ajudar a minimizar esse sintoma? 

Sim, algumas mudanças na alimentação podem ajudar a reduzir a diarreia! E é importante ressaltar o quanto se alimentar é importante, mesmo durante os episódios desse sintoma.

Dicas gerais que você ajustar na sua alimentação

  • Procure aumentar a ingestão de líquidos: a diarreia pode provocar desidratação, então repor o líquido perdido é muito importante. Dê preferência a água, água de coco, suco de fruta coado (frutas não laxativas – limonada, caju, goiaba, maçã), chás (erva doce, camomila, erva cidreira) e isotônicos.

  • Procure reduzir a quantidade de alimento ingerida na refeição, mas aumente a frequência com que come, fazendo de 5 a 8 refeições ao dia.

  • Dê preferência a alimentos que são obstipantes como arroz branco, batata, batata baroa (mandioquinha), mandioca, inhame, macarrão, pão branco, polvilho, farinha de tapioca (goma), legumes cozidos (cenoura, abobrinha sem semente), algumas frutas (banana prata ou banana maçã, caju, maçã sem casca, pêra sem casca, limão, goiaba sem cascas e sem sementes, pêssego sem casca, maracujá sem semente).

  • Evite alimentos ricos em fibras, que são mais laxativos e soltam o intestino: verduras e legumes crus; algumas frutas (mamão, laranja, ameixa) e cascas e sementes de frutas, cereais integrais (arroz integral, aveia, trigo, linhaça).

  • Evite leite e derivados, frituras e alimentos gordurosos, alimentos ricos em açúcar, alimentos apimentados ou irritantes (como o café).

Lembre-se que é sempre muito importante comunicar os seus efeitos colaterais para a equipe multiprofissional que te acompanha, pois uma orientação individualizada vai depender de cada caso e da gravidade do caso.

Você pode utilizar o aplicativo WeCancer para fazer os registros dos seus sintomas e a nossa enfermeira pode te orientar sobre. Baixe agora!

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!