Saiba como é importante registrar as informações durante o seu tratamento do câncer

O tratamento do câncer muitas vezes é um processo que envolve várias  mudanças importantes no cotidiano e que devem ser discutidas para que todas as suas etapas sejam cumpridas com determinação e foco.. Há um universo de informações e dados relevantes durante esse processo: consultas com o oncologista, cuidados prescritos pelo enfermeiro, dietas específicas que a nutricionista receitou, medicamentos importantes, gerenciamento dos efeitos colaterais, etc.. Para cuidar de tudo isso, é primordial que todos os registros envolvendo o tratamento estejam bem organizados e sejam d fácil acesso.

Diferentemente do que se pode pensar, não são apenas os sintomas que interessam aos médicos. Hábitos de vida, como prática de exercícios físicos e ganho de peso, são importantes para o acompanhamento completo da evolução clínica dos pacientes. Manter as informações à mão de uma maneira prática e objetiva, portanto, é ter maior qualidade no cuidado à saúde.

Neste artigo falaremos especificamente desse aspecto que muitas vezes passa despercebido. Abordaremos alguns dados cruciais que precisam ser anotados no cuidado ao câncer e, em seguida, daremos algumas dicas práticas de como mantê-los sempre ao seu alcance. Vamos lá?

 

Qual a importância do registro de informações?

O registro das informações durante o tratamento é essencial para que o gerenciamento dessa etapa da vida seja o mais preciso e menos doloroso possível. Como assim? vamos te dar um exemplo: se eu anotar o que sinto em casa durante o meu tratamento, poderei contar ao médico ou enfermeiro no dia da consulta e eles poderão me ajudar a gerenciar melhor os meus medicamentos e tomar cuidados específicos para o que sinto. 

 

Como realizar esse registro?

Os efeitos adversos — náusea, vômito, cansaço e dores no corpo, por exemplo — são sentidos ao longo do tratamento. Porém, quando essas dores aumentam, existe a necessidade de que sejam feitas intervenções médicas para prevenir qualquer possível piora. Nesse sentido, caso não sejam contidas em tempo certo, para alguns efeitos colaterais, pode ocorrer o risco de morte  desse paciente.

O método clássico para registrar essas informações é com tabelas e anotações. Hoje em dia, no entanto, a tecnologia facilita o processo de armazenamento de dados no tratamento do câncer. Notas tomadas em papel físico predispõem a diversos pontos negativos, como letras ilegíveis, erros na anotação, ou mesmo perda do registro. Quando digitamos nossas informações, elas estão mais seguras e há menor probabilidade de perdê-las ou esquecê-las.

 

A revolução dos aplicativos

Uma maneira fácil e segura de guardar informações no tratamento do câncer é por meio de aplicativos. Com eles, você economiza espaço e dinheiro antes investidos nas anotações físicas: basta a conexão com a internet e um aparelho celular e você carrega o acompanhamento oncológico no bolso.

Diferentemente de quando se usa papéis, com os aplicativos não há chance de você esquecer suas anotações. Além disso, o software permite a construção de gráficos e informa quando os valores saírem do esperado. Isso facilita tanto o cuidado médico quanto a interação com o hospital: manter uma anotação fácil e eficiente é também uma estratégia terapêutica quando cada dado é fundamental no tratamento.

Não há como negar: o registro de informações é uma parte essencial no tratamento do câncer. Ele permite uma avaliação mais cuidadosa e individualizada do paciente, mudando a maneira atual de como o oncologista e sua equipe multiprofissional enxergam a evolução da doença fora do centro de tratamento. Com o auxílio da nossa tecnologia, você pode fornecer um melhor cuidado e atenção personalizada ao seu ente querido que está em tratamento.

A plataforma wecancer é uma ferramenta de acompanhamento do quadro clínico e evolução do paciente fora do centro de tratamento. Por meio do aplicativo gratuito, pacientes e cuidadores conseguem registrar e compartilhar informações importantes. Além disso, é possível esclarecer suas dúvidas com enfermeiro especializado em oncologia, e gerenciar a tomada de  seus medicamentos.

Nosso objetivo é criar soluções que reduzam o custo para os centros de tratamento e façam com que pacientes ganhem mais qualidade de vida, para que tenham mais momentos especiais com suas famílias! Que tal nos conhecer melhor?