fbpx

Tamoxifeno: o que você precisa saber

Foi comprovado que o tamoxifeno reduz o risco de câncer de mama em mulheres que têm alto risco para desenvolver a doença. A medicação pode apresentar efeitos colaterais que podem e devem ser tratados para uma melhor qualidade de vida. 

Abaixo, trouxemos perguntas e respostas sobre o medicamento. 

Para que serve? 

O tamoxifeno é usado principalmente para tratar o câncer de mama com receptor hormonal positivo (câncer de mama com células receptoras de estrogênio e/ou progesterona).

Como ela reduz o risco do câncer de mama? 

Estudos mostram que o tamoxifeno reduz cerca de 40% (mais de um terço) o risco de câncer de mama. 

Há outros benefícios em usar o tamoxifeno?

Sim! O medicamento pode ajudar a prevenir a osteoporose. A osteoporose é uma fraqueza severa nos ossos que pode aumentar o risco de fratura óssea em mulheres na menopausa.

Quanto tempo devo tomar o tamoxifeno: 5 ou 10 anos? 

Isso depende de cada caso, é importante que você converse com o seu médico oncologista, ele saberá explicar de acordo com o seu caso o motivo e por quanto tempo você deverá tomar a medicação. 

O tamoxifeno pode causar efeitos colaterais? Quais? 

Sim. A medicação pode causar efeitos colaterais, isso não quer dizer que todo paciente em uso da medicação irá apresentar. Os efeitos colaterais mais comuns são sintomas da menopausa, calorões, ressecamento vaginal, menstruação irregular, retenção de líquido, náuseas, cansaço, alteração de humor, entre outros sintomas.

O tamoxifeno interage com alguma medicação? 

Sim, é importante ter cuidado com alguns antidepressivos que podem interagir com a medicação e cortar o seu efeito, por isso, antes de tomar qualquer medicamento, é importante avisar o seu médico oncologista.

Para ter acesso a mais informações como essa, baixe aqui o app da WeCancer gratuitamente. 

Além disso, no nosso app você pode ter acesso a conteúdos confiáveis sobre câncer e tratamento e tirar dúvidas gratuitamente de seg. a sex. de 9h às 18h com os nossos enfermeiros especializados! 

We significa nós e isso muda tudo. Vamos juntos. 

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!