fbpx

Terapia-Alvo x Quimioterapia: Qual a diferença?

Muito se fala em quimioterapia e terapia-alvo. Você sabe a diferença entre as duas? 

As terapias-alvo são feitas para encontrar e atacar proteínas ou moléculas específicas nas células cancerígenas. Também é chamada de medicina de precisão e até mesmo é considerada como um tratamento personalizado. Isso porque a terapia-alvo atinge células e proteínas específicas responsáveis pelo crescimento tumoral. Em alguns tumores, é necessário que o paciente realize exames específicos procurando por estas alterações para poder tomar a medicação mais indicada em seu caso.

Já as quimioterapias são amplamente utilizadas no tratamento de diversos tipos de câncer e tem como função principal matar as células que estão se dividindo e crescendo, como acontece nos tumores. O tratamento com a quimioterapia é definido de acordo com o tipo de câncer e o caso de cada paciente, tudo isso é determinado após exames e análise realizada pelo médico oncologista.

Fizemos a abaixo uma tabela para você entender a diferença entre a terapia-alvo e a quimioterapia:

DIFERENÇAS TERAPIA-ALVO QUIMIOTERAPIA
Atuação
A terapia-alvo age apenas em moléculas específicas das células tumorais.
A quimioterapia trata-se de um tratamento sistêmico, ou seja, atinge todas as células humanas, sejam elas tumorais ou não.
Atuação
Por atuar nas células tumorais, há uma redução quanto aos efeitos colaterais.
Por atuar em todas as células humanas, há mais chances de efeitos colaterais.

Para ter acesso a mais informações como essa, baixe aqui o app da WeCancer gratuitamente. 

Além disso, no nosso app você pode ter acesso a conteúdos confiáveis sobre câncer e tratamento e tirar dúvidas gratuitamente de seg. a sex. de 9h às 18h com os nossos enfermeiros especializados! 

We significa nós e isso muda tudo. Vamos juntos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Posts recentes