fbpx

Quais são os tratamentos para câncer de pulmão

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão está entre os cinco tipos mais comuns de câncer  entre homens e mulheres. Entre as suas principais causas está o tabagismo, que é responsável por cerca de 80% das mortes por câncer de pulmão.

Pensando na grandeza dessa doença, é importante o apoio dos familiares  e dos amigos  nessa luta.. Quem acompanha o paciente deve ser capaz de ajudá-lo no tratamento, e por isso, o acesso a informações relevantes e corretas é fundamental nesse processo.

Quer saber mais? Então, confira o restante do artigo para conhecer os tipos de câncer de pulmão mais comuns e os tratamentos que eles recebem!

 

Tipos de câncer de pulmão

Quando falamos de câncer de pulmão, na verdade estamos nos referindo a um grupo de doenças diferentes cujas características podem influenciar no tratamento escolhido. Portanto, para que o paciente seja melhor orientado, ele precisa ter consciência dessas distinções.

Primariamente, o câncer de pulmão se divide em dois tipos: de pequenas células e não pequenas células. Dentro dessa segunda categoria há outras variações: adenocarcinoma, epidermoide (ou espinocelular) e grandes células.

O câncer do tipo adenocarcinoma é o mais comum, ocorrendo em 40% dos casos. Ele é encontrado com maior frequência nas áreas externas do pulmão, sendo comum entre pacientes mais jovens que fumam ou não. O seu crescimento é mais lento do que os outros tipos de câncer de pulmão, o que aumenta as suas chances de detecção antes que ocorra metástase. 

Outro tipo de câncer comum se chama epidermoide (carcinoma espinocelular), frequente em uma parcela de 20% a 30% dos pacientes. Ele se inicia no interior das vias aéreas e costuma ser encontrado na região central dos pulmões, sendo mais fortemente associado ao tabagismo.

Por fim, há o câncer do tipo grandes células, com 10 a 15% de ocorrência dos casos. Sua disseminação é mais rápida e pode ocorrer em qualquer parte do pulmão, o que torna a sua detecção e tratamento mais difíceis.

 

Tratamentos para câncer de pulmão

Com o progresso tecnológico da área médica, há cada vez mais opções de tratamento para o câncer de pulmão. Isso proporciona aos pacientes uma maior qualidade de vida, além de chances mais elevadas de cura.

O que determina o melhor tratamento para cada caso é o médico. Ele é quem levará em conta o quadro do paciente, seu histórico e as chances de cura de cada possibilidade. Além disso, é possível que seja receitado um tratamento que combine mais de uma dessas alternativas.

Veja a seguir os principais tipos de tratamentos para câncer de pulmão:

 

Cirurgia

Como tratamento para o câncer de pulmão, a cirurgia pode ser de três tipos diferentes: segmentectomia, lobectomia e pneumectomia.

A segmentectomia se refere a cirurgia em que é retirada uma pequena parte do pulmão. Geralmente, é indicada para pacientes que tenham tumores menores ou cuja a idade ou condições médicas impedem a realização de cirurgias maiores.

Já a lobectomia tem como característica a retirada de todo o lobo do pulmão em que se encontram as  células cancerígenas. 

Por fim, a pneumectomia envolve a retirada de um pulmão inteiro, para casos em que o tumor seja muito grande ou está localizado muito próximo a vasos sanguíneos importantes..

 

Radioterapia

A radioterapia é um dos tratamentos disponíveis para o câncer de pulmão. Ela utiliza raios ionizantes (radiação que altera o DNA, o destruindo), para destruir o tumor ou retardar o seu crescimento. Esse processo também pode impactar células que estejam saudáveis, mas que, em geral,  se regeneram após o tratamento.

Durante ou após o tratamento, é possível que o paciente sofra alguns efeitos colaterais, a depender do local onde a radiação atinge o corpo, como queda de cabelo, náusea, diarreia, reações na pele e dificuldades para comer. Nesses casos, o enfermeiro ou médico podem te orientar a respeito de soluções.

A radioterapia geralmente é usada em quadros mais avançados do câncer de pulmão, geralmente, em conjunto com a quimioterapia. O método também serve para tratar metástases ósseas e do sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal).

Quimioterapia

A quimioterapia consiste em usar uma combinação de medicamentos para destruir as células cancerígenas. Por meio da corrente sanguínea, esses medicamentos viajam pelo corpo até o local em que a doença se localiza, impedindo também o seu crescimento e metástase.

Como um dos tratamentos para câncer de pulmão, a quimioterapia pode ser empregada de diferentes maneiras. A primeira delas é em combinação com a radioterapia, concentrada em um tratamento local definitivo. A segunda é em um cenário pós-cirurgia, para minimizar as chances de que a doença volte. Já a terceira é como uma terapia paliativa, uma solução momentânea para conforto, em quadros metastáticos da doença.

Para que a quimioterapia seja bem-sucedida, o médico deve avaliar as particularidades do quadro do paciente para que o melhor tratamento seja receitado. Por exemplo, diferentes tipos de câncer de pulmão demandam medicamentos distintos.

Imunoterapia

A imunoterapia é um tipo novo de tratamento para câncer de pulmão. Ela consiste em ativar o sistema imunológico para identificar as células do câncer e, assim, utilizar as próprias células do corpo para combatê-lo.

A administração da imunoterapia pode ser intravenosa (diretamente na veia) ou subcutânea (por injeção no tecido gorduroso, abaixo da pele). Não são todos os casos de câncer que podem receber a imunoterapia como tratamento, portanto o médico deve avaliar o quadro do paciente e receitar a abordagem mais correta para você.

É comum que a imunoterapia seja recomendada como único tratamento para o câncer de pulmão, mas já estão ocorrendo estudos e liberações no Brasil para combiná-la à quimioterapia.

O conhecimento é um recurso fundamental para ajudar alguém que recebe um diagnóstico desafiador como o de câncer. Ao conhecer as diferentes possibilidades de tratamentos para câncer de pulmão, torna-se mais fácil saber o que esperar de cada etapa do processo e, assim, contribuir positivamente para ele.

Lembre-se de sempre consultar a opinião do médico, já que ele é quem conhece o quadro de cada paciente e suas necessidades. Você também pode entrar em contato conosco para conhecer como a nossa solução ajuda nesse processo!

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!