fbpx

Autoimagem durante e após o tratamento de câncer

É normal que o paciente oncológico lide com alterações corporais ao longo do tempo, algumas delas são passageiras, outras, não. É compreensível que o paciente se preocupe com a sua aparência durante ou depois do tratamento. Por exemplo, pacientes com ostomias depois de um câncer colorretal podem ficar receosos em ter que carregar a bolsa de ostomia para sempre. E isso é normal. 

Cada pessoa lida com essas mudanças de formas diferentes. Algumas alterações podem ser perceptíveis, já outras, podem ser vistas ou sentidas apenas pelo paciente. Elas podem surgir de diferentes formas para cada paciente, como por exemplo:

  • perda de cabelo ou alterações na pele 
  • cicatrizes cirúrgicas 
  • mudanças no peso corporal 
  • perda de membros
  • ostomia 
  • perda ou alterações na fertilidade, o que significa que pode ser difícil de engravidar no caso de mulheres, ou de ser pai, no caso de homens.

Mesmo que essas mudanças não sejam visíveis a olho nu, elas podem incomodar. Sentimentos de raiva e tristeza por conta desse processo corporal são naturais. Por isso, é muito importante que o paciente esteja amparado por uma rede de apoio especializada. Os psicólogos são profissionais capacitados para fornecer acompanhamento para pacientes que estejam lidando com essa fase.

Para ter acesso a mais informações como essa, baixe aqui o app da WeCancer gratuitamente. 

Além disso, no nosso app você pode ter acesso a conteúdos confiáveis sobre câncer e tratamento e tirar dúvidas gratuitamente de seg. a sex. de 9h às 18h com os nossos enfermeiros especializados! 

We significa nós e isso muda tudo. Vamos juntos.

Posts recentes

Você pode  proporcionar cuidado especializado para pacientes que estão enfrentando o tratamento de câncer!